Especialista em SEO
A Arte de Dominar os Mecanismos de Busca

Especialista em SEO, Tudo que Você Precisa Saber para se Tornar um Verdadeiro Consultor de SEO

Blog Especialista em SEO - A Arte de Dominar os Mecanismos de Busca

O Especialista em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), tem como principal função melhorar a posição do site ou blog nas SERPs, Search Engine Result Pages ou Páginas de Resultados dos Motores de Busca (SERPs), aumentando desta forma o fluxo de tráfego orgânico recebido através das buscas.

Neste artigo você vamos abordar tudo o que um especialista em SEO precisa saber para otimizar um seu site ou um blog e ranquear bem nos resultados de pesquisa do Google, bem como outros buscadores.

O que é um Especialista em SEO

O que é um Especialista em SEO

Para se tornar um bom Especialista em SEO, é fundamental ter bom conhecimento técnico sobre como os motores de busca como Google e Bings, como eles funcionam, bem como quais são as práticas recomendadas para melhorar o ranqueamento do site.

Também é preciso possuir bons conhecimentos de marketing digital e marketing de conteúdo, pois parte do trabalho de um Especialista é criar conteúdo atraente e bem otimizado visando atrair mais leitores para o seu site ou para o seu blog.

O que faz um Especialista em SEO?

O Especialista em SEO é a pessoa responsável por otimizar o conteúdo e a estrutura de um site para ele ser mais visível nos resultados de pesquisa do Google.

Uma das partes principais do trabalho de um especialista, é analisar o tráfego de um site ou blog, sempre procurando onde melhorar, com o intuito de aumentar o tráfego.

Como se tornar um Especialista em SEO?

Como se tornar um Especialista em SEO

O Especialista em SEO, é um dos profissionais mais requisitados nos dias de hoje, principalmente no mundo pós pandemia Covid-19, um mundo que se tornou digital exigindo que todo negócio se posicionasse melhor, preferencialmente aparecendo no topo dos resultados das pesquisas.

Para se tornar um verdadeiro Especialista em SEO, você vai precisar investir tempo e esforço estudando e  muito sobre os mecanismos de busca e sobre copywrite. Conhecer a fundo as principais ferramentas de analise e otimização do mercado.

Uma observação importante que você precisa levar em consideração é que não existem atalhos, será necessário estudar muito, testa muito e colocar tudo em prática muitas e muitas vezes.

Veja algumas dicas de como se tornar um especialista em SEO:

1. Aprenda os Conceitos Básicos – Uma Fundação Solida é o que mantem um Edifício em pé!

Antes de mais nada, é preciso compreender os conceitos fundamentais do SEO. Pesquise sobre o assunto e leia o conteúdo disponível em sites especializados, como o nosso Blog Especialista em SEO, O Search Engine Land. Além disso, assista a vídeos e faça cursos online para consolidar seus conhecimentos. Lembre-se quem domina o Conhecimento domina o Mundo!

2. Analise os resultados dos seus concorrentes – A Espionagem é parte fundamental da História da Civilização!

Desde de muito, pises fazem uso da espionagem para chegar na frente de seus inimigos, desde o nível cientifico, tecnológico ao armamentício. Muitos filmes foram feitos contando parte destas histórias.

Sendo Fictícias ou não as histórias contadas nestes filmes, sabemos que é fundamentar para o sucesso Espionar nossos inimigos, ou assim dizendo nossos concorrentes. Por este motivo é fundamental o que nossa concorrência esta fazendo.

Para saber como estão seus concorrentes na busca orgânica, utilize as ferramentas de pesquisa do Google, como o Google Trends e o Google AdWords Keyword Planner, estas são algumas das ferramentas gratuitas que podemos usar.

Essas ferramentas permitem que você analise o volume de buscas para determinadas palavras-chave e também veja quais são os sites que melhor se posicionam para esses termos.

Além disso temos poderosas ferramentas que nos dão um raio-x dos nosso inimigos, digo concorrentes. As mais conhecidas e as melhores são o Ahrefs, Semrush e o Uber Suggest.

Cada uma destas ferramentas, possui suas características únicas e uma gama de recursos fundamentais para o Especialista em SEO. Logo Conhecer bem as funcionalidades desta concorrência, é fundamental.

3. Identifique as palavras-chave certas para o seu negócio – Não basta escrever é preciso saber sobre o que escrever.

Para atrair o tráfego qualificado para o seu site, é preciso identificar as palavras-chave certas para escrever os nossos artigos.

Se você tem pouco tráfego, esta começando, foque em palavras chaves fáceis e de cauda longa, utilize as ferramentas acima para analise, sugeridas anteriormente para escolher as melhores palavras para gerar novos artigos.

Essas ferramentas permitem que você encontre as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, e vão te ajudar a escrever os conteúdos certos e não somente escrever por escrever.

4. Crie conteúdo de qualidade – Não basta ser o primeiro tem que ser o melhor

O conteúdo é um dos principais fatores para o sucesso para o seu site ou blog nas pesquisas. Invista em criar conteúdos de qualidade, ricos em palavras-chave e relevantes para o seu público-alvo. Foque em reter o cliente não em ter muitas visitas.

Não adianta ter 1000 visitas em um artigo se estes visitantes ficam 10 segundo no artigo, quando o tempo médio do artigo é de 1min e meio.

Tem uma grande diferença entre estar no topo e ser o melhor, se seu artigo conseguiu chegar ao topo, mais o seu conteúdo não é tão atrativo, não prende seu visitante, logo este artigo perderá posicionamento

Cuidado com os gurus que estão dizendo por aí, que quantidade é melhor que qualidade! A Qualidade do conteúdo é fundamental se você quiser estar no TOPO das buscas!

5. Estruture o seu site de forma otimizada e rápida

Além do conteúdo, é importante que você estruture corretamente o seu site/blog, o SEO on page é fundamental para a conquista de posições.

Textos bem estruturados em h1, h2 e parágrafos bem definidos, facilitam a leitura e geram mais retenção. Otimizar imagens e usar ferramentas de otimização deixando deu site ou blog mais rápidos vai ser o seu diferencial perante a concorrência.

Quais as formas de faturar como Especialista em SEO?

Como um Especialista em SEO, você pode faturar de diversas formas. Aqui vão algumas dicas:

1. Ofereça seus serviços como consultor ou freelance
2. Crie e vende produtos digitais voltados para o mercado de SEO, como e-books ou treinamentos online
3. Ofereça palestras e workshops sobre o tema
4. Seja um colaborador em um blog ou site especializado em SEO
5. Tenha um blog próprio sobre o tema e monetize com anúncios ou afiliação
6. Trabalhe como Especialista em SEO para uma agência de marketing digital
7. Trabalhe para uma empresa. Muitas grandes empresas possuem equipe interna de marketing.

Quanto ganha um Especialista em SEO?

Quanto ganha um Especialista em SEO

Este é um profissional cada dia mais requisitado no mercado e esta cada dia mais valorizado, por isso invista em conhecimento para se destacar e ser disputado pelas grandes empresas

O salário de um especialista em SEO pode variar muito, dependendo da região onde ele trabalha, da empresa para a qual trabalha e da sua experiência.

Segundo o site Glasdoor, o salário médio de um Especialista em SEO no Brasil varia de R$ 4.000,00 a R$ 13.000,00. Sendo o salário médio 8.500,00.

É importante lembrar que o mercado de trabalho para esse profissional está em constante evolução, e que os salários tendem a aumentar conforme a demanda por este tipo de serviço cresce.

O salário médio deste profissional vem aumentando a cada ano, principalmente depois da pandemia onde um bom profissional de SEO esta valendo ouro!

Criação de Conteúdo de qualidade

É fundamental para qualquer Especialista em SEO, saber criar conteúdos de qualidade, mesmo que você tenha uma equipe de redatores, saber identificar se um conteúdo é de qualidade e bem escrito é fundamental para o sucesso do seu blog ou do seu site.

Técnicas de escrita e conhecimentos de redação são conceitos básicos, como por exemplo o uso de palavras de transição de forma correta, dando mais conectividade e um sentido de continuidade ao conteúdo, podem ser um dos fatores principais para que o seu texto mantenha uma boa retenção do público.

Da mesma forma que conhecer o seu público e ter uma postura ao expressar uma ideia, faz total diferença, pois não confunde a cabeça de quem esta lendo, deixando claro desde o início a estrutura e a visão do texto. Para isso é preciso conhecer os arquétipos e como eles funcionam.

Lembre-se de que clareza é ponto chave, não enrole, não encha linguiça, escreva com a alma e com o coração, só assim o leitor vai se sentir conectado a você e vai passar a seguir seu conteúdo.

Quais os Conhecimentos necessários para um Especialista?

Ser criativo e primordial para Escrever um Texto de Qualidade - Especialista em SEO - Os Blogs mais Incríveis da Web

Para ser considerado um bom especialista, ele precisa ter conhecimentos variados como:

  • Entender como os mecanismos de busca funcionam
  • Entender da estrutura de um site/blog
  • Dominar algumas ferramentas importantes, como ferramentas de otimização e de Analise.

Os conhecimentos fundamentais que você precisa ter são SEO on Page, SEO off PageSEO Local e Vídeo SEO. Um bom especialista domina estas técnicas com excelência.

Outros Conhecimentos importantes para um Especialista

Além de todos os conhecimentos que discutimos anteriormente, hoje em dia dominar as ferramentas certas é o principal poder que o Especialista em SEO precisa ter, ferramentas de análise e otimização são fundamentais para atingir um bom resultado.

Para se tornar bom é preciso entender também de como é estruturado um site/Blog, para poder melhor otimizar o mesmo.

WordPress, Semrush, Ubersugest, ahrefs, Google  Search Console, Google  Analytcs, são somente algumas das ferramentas principais que você que quer seguir na carreira de Especialista em SEO precisa ter.

O Link building é outro conhecimento fundamental para alavancar seus projetos e sua carreira, saber criar uma boa estratégia de link building, de forma natural e não encher seu projeto de links em massa fazendo spam, vai potencializar os seus resultados.

O Google procura qualidade de conteúdo e referência de qualidade, por isso é importante saber o que fazer e entender que tipo de backlinks podem ser bons ou ruim para o seu projeto.

O que são Backlinks e qual a sua função para o SEO?
O que são Backlinks e qual a sua função para o SEO?

Além de ter todas as qualificações já descritas um Especialista em SEO precisa ter um bom conhecimento sobre Web 2.0.

A Web 2.0 é uma evolução da internet que permite aos usuários criar, compartilhar e interagir com conteúdo de forma mais ativa e participativa.

Ele se baseia em tecnologias como blogs, redes sociais, fóruns de discussão e aplicativos baseados na web, que permitem que os usuários criem conteúdo e conectem-se uns com os outros de forma mais fácil e dinâmica.

A Web 2.0 proporciona uma melhor interação entre usuários e conteúdos e é fundamental para o SEO, pois permite que as empresas e os profissionais de marketing alcancem seus públicos-alvo de forma mais direta e eficaz.

Além disso, As Webs 2.0 também permitem que as empresas obtenham uma melhor compreensão de seus clientes e de suas necessidades, o que pode ser usado para otimizar seus esforços de SEO.

No artigo a seguir, discutimos como você pode usar as plataformas web 2.0 para otimizar seus esforços de SEO e alcançar melhores resultados.

Tudo sobre as Web 2.0 e as 70 Webs 2.0 mais usadas em SEO
Tudo sobre as Web 2.0 e as 70 Webs 2.0 mais usadas em SEO

Não podemos esquecer em hipótese alguma dos Schema Markup. O Schema Markup é uma técnica avançada de SEO que permite que você adicione metadados às páginas do seu site, tornando-as mais fáceis de serem compreendidas pelos mecanismos de busca.

Isso pode ajudar a melhorar a classificação do seu site nos resultados de busca e aumentar o tráfego e engajamento do usuário. O Especialista em SEO precisa dominar e saber implementar o Schema Markup em seu site ou blog.

No artigo a seguir conheça as melhores práticas para usar em sua estratégia de SEO e entenda como essa técnica pode ser benéfica para o seu negócio e como usá-la de maneira eficaz.

O que é Schema Markup e como ele pode melhorar o SEO de seu SiteBlog
O que é Schema Markup e como ele pode melhorar o SEO de seu SiteBlog

Conclusão

O SEO é um trabalho extremamente técnico e estratégico, você precisa de uma gama de conhecimentos que vão desde saber escrever um bom artigo até a analisar métricas e seus de seu site ou blog.

Por mais que pareça muita coisa não se desespere, estes conhecimentos são adquiridos, com o tempo e com a sua evolução no mudo do SEO.

Espero que tenha gostado do nosso blog, vamos trazer muito mais conteúdo sobre SEO e Tráfego Orgânico para te ajudar na sua escalada, e se tornar um excelente profissional de SEO e potencializar seus projetos.

Últimos artigos

O Falecimento ou A Evolução dos Blogs? A Nova Era da Inteligência Artificial!

Descubra o que o futuro reserva para os blogs neste artigo provocador. Com a crescente influência da inteligência artificial, muitos se perguntam se os blogs estão fadados a desaparecer ou evoluir para algo completamente novo. Leia agora para obter insights exclusivos sobre o futuro dos blogs e como você pode se adaptar para acompanhar a evolução tecnológica em constante mudança.

LEIA MAIS DICAS  INCRÍVEIS NO NOSSO BLOG

Visited 57 times, 1 visit(s) today